11/07/2020
Quando a Palavra Transforma
II Crônicas 34:8,18-21,30-33
Introdução: Nestes versículos encontramos algo que, pensando bem, é uma grande realidade. Em certos momentos de nossas vidas nos deparamos com fatores ou situações que nos fazem dar meia-volta e modificar tudo o que já fomos, fizemos ou desejamos fazer.
Quando isso acontece - essa transformação - todo um sistema, toda uma organização sofre mudanças. Foi isso que aconteceu com o povo de Judá. Quando Josias, seu jovem é notável rei, se deparou com a Palavra do Senhor, uma reforma iniciou-se.
Josias havia mandado que se restaurasse a Casa de Deus, ou seja, o Templo, e Judá estava entregue a uma idolatria pelos antigos monarcas. Durante as reformas, Hilquias, o sacerdote, encontrou o livro da lei (v.15). Safã fez notório ao rei o achado e o seu conteúdo. A reação de Josias reflete a transformação que ocorre na vida do que se encontra com a Palavra de Deus.
Corria o décimo oitavo ano do reinado de Josias, esse com vinte e seis anos de idade. Este jovem monarca resolve acabar com a idolatria do seu povo. Ordena a reconstrução do Templo. É neste momento que é encontrado o livro da lei do Senhor. Safã, o escrivão, encaminha-o ao rei.
Josias, ao ouvir as palavras do livro, tem apenas uma única atitude: rasgar os seus vestidos. A sua indignação com o pecado do povo foi tão grande que ele não se conteve e manifestou a sua revolta.
Quando nos deparamos com a Palavra do Senhor, nos incomodamos com o pecado que praticamos. Existem pessoas que, ao estarem vivendo essa situação, abaixam a cabeça, acomodam-se e permanecem no erro. Entretanto, pessoas como o rei Josias, que temem verdadeiramente a Deus, não aceitam ficar nessa condição. Algo as incomoda e precisam tomar uma atitude.
Josias rasgou os seus vestidos e mandou os seus oficiais consultarem ao Senhor sobre o estado da nação. Mostrou-se como um verdadeiro rei que confia no seu Deus.
O cristão que ama a Deus também não se conforma com o pecado. Quando sua vida não agrada ao Senhor, ao ler a Palavra, algo em seu interior o deixa inquieto, não permitindo que permaneça nesse estado.
Quando se é sincero, não se permanece no pecado. Mas, pessoas que não agem como o rei Josias, pessoas que pensam que podem enganar até o próprio Deus, não buscam deixar o seu erro. Precisamos de cristãos que não se conformem, mas busquem uma transformação pessoal.
II. Renova-se o Compromisso com Deus ( v. 31 ).
Após ouvir as palavras do livro e buscar o Senhor por meio de uma profetisa, Josias toma uma atitude decisiva: Se nossos pais abandonaram ao Senhor, vamos fazer um novo concerto com o nosso Deus, vamos andar conforme os Seus mandamentos.
O rei convocou todo o povo a deixar as suas abominações, abandonar os seus pecados e viver retamente diante do Senhor. O culto ao Deus verdadeiro estava sendo restaurado. Josias estava levando o povo à comunhão com o Todo-Poderoso. Tudo isso porque Josias, ao ouvir a Palavra de Deus, não se acomodou.
Nas palavras da profetisa Hulda, o Senhor expressa toda a atitude do monarca: ele se remoeu e humilhou-se diante do contraste PECADO X DEUS. A ele só restou buscar ao Senhor e restaurar a comunhão outrora perdida pelos pais daqueles que agora vivem.
Muitos crentes até mesmo não se conformam com a sua situação, não aceitando o seu pecado. Entretanto, não buscam ao Senhor para abandonar seu erro. Acomodam-se diariamente em sua prática, ficando até insensíveis, habituando-se com o pecado.
Precisamos renovar os nossos votos ao Senhor. Quando nós convertemos, assumimos um compromisso diante de Deus para andar conforme a Palavra. Se não estamos diante de Deus para andar conforme a Sua Palavra, se não estamos procedendo assim, precisamos renovar o nosso compromisso.
Conclusão: O poder da Palavra de Deus é tremendo. O que ela produz na vida humana é algo especial. A transformação que resulta do encontro com ela se faz notar no viver diário de uma pessoa. Assim aconteceu com o rei Josias. Tão novo, mas, quando deparou-se com a sua realidade é a de todo o povo, buscou ao Senhor. Não se conformou com o seu pecado. Não aceitou viver assim. Renovou o pacto com o Deus todo-poderoso.
Hoje, vivemos dias em que a igreja tem que se posicionar como Igreja do Senhor, e não permitir que a mentira, a hipocrisia e o erro reinem em seu meio. Precisamos de servos do Senhor que, a exemplo de Josias, levantem a bandeira do compromisso, do não ao pecado e à sua influência.
Gostaria de desafiá-lo a ser um Josias. A tomar uma atitude contra satanás. Lutemos contra o pecado e contra o reinado do erro em nosso meio, buscando a Deus de todo o coração.
Pensemos nisto, e vivamos conforme a Palavra Viva, que provoca uma transformação interior na vida daquele que se encontra com ela. Amem!
Apóstolo Jonedir Cardoso
CBE............................................................12/07/2020.
Pergunta: De acordo com a Ministração do nosso Apóstolo, qual é a grande realidade das nossas vidas, encontrada nos versículos ?
Resposta: Quando deparamos com fatores ou situações que nos fazem dar meia-volta e modificar tudo o que já fomos, fizemos ou desejamos fazer.
Pergunta: De acordo com a Ministração do nosso Apóstolo, quando o jovem rei Josias se deparou com a Palavra do Senhor o que ele fez?
Resposta: Ele se revoltou com o estado de pecado do seu povo E tomou uma atitude, e iniciou uma reforma na Casa de Deus.
Pergunta: De acordo com a Ministração do nosso Apóstolo, o que acontece quando o Cristão é sincero?
Resposta: Ele não permanece no pecado.
Pergunta: De acordo com a Ministração do nosso Apóstolo, o que acontece com o Cristão que ama a Deus, quando se depara com a Sua Palavra ?
Resposta: Ele não se conforma com o pecado, e quando sua vida não agrada ao Senhor, ao ler a Palavra, algo em seu interior o deixa inquieto, não permitindo que se permaneça nesse estado.
Pergunta: O que mais, a Ministração do nosso Apóstolo falou ao seu coração?