29/06/2020
A Família Segundo a Vontade de Deus
Gênesis 21:8-21
Introdução: No Capitulo 15 de Gênesis Deus faz uma promessa a Abraão, que aquele filho que dele fosse gerado seria o seu herdeiro e mostrou-lhe as estrelas do céu, e que numerosos como as estrelas dos céus seria a sua descendência. No Capítulo dezesseis Sarai sua mulher não crendo na promessa de Deus sugere Abraão a deitar com sua serva Agar, Abraão erra por aceitar a sugestão de sua mulher, não esperando a promessa de Deus. Desse relacionamento nasce Ismael, Deus aparece a Abraão relatado no capítulo 17 e firma a aliança feita com ele. A promessa de Deus se cumpriu e Sara fica grávida de Isaque e quando ele foi desmamado Abraão dá um banquete e em meio a essa festa, Sara viu que o filho de Agar estava zombando de Isaque, então manda Abraão mandar embora Agar junto com seu filho Ismael.
Quando acabou o alimento e a água creio que veio à mente de Agar chegou ao fim para mim, minha família está destruída. Uma mãe que ama e zela pelo seu filho se encontra naquele momento sem forças, sem esperança , sem poder fazer nada pelo filho e por ela mesma. Estava desesperada, com fome e sede perdida no deserto. Nesse momento o Deus todo poderoso entra com poder e misericórdia para realizar o impossível, preservando e restaurando a família de Agar.
O que podemos aprender com a experiência de Agar?
1- Não Caminhe na Orientação de Homens ( v. 11,12)
No meio de uma festa (v.8), aconteceu uma situação muito desagradável. Sara se sentia realizada com seu filho, esposo e riqueza, e com isso não se importou com o sofrimento de Agar e seu filho. Sara foi egoísta, sem piedade e amor, que pela atitude de uma criança, fica irada e manda Abraão mandar embora Agar e seu filho. Devemos ter cuidado para que nos momentos de prosperidade não prejudicarmos as pessoas.
Agar, nesse momento pensou que o seu futuro estava no fim com sua família destruída e que não teria mais condições de sobrevivência.
Para Abraão tudo estava errado e cometeria uma grande injustiça, e estava certo.
Para restaurar a nossa família, não podemos nos entregar as opiniões de terceiros, não podemos confiar nos planos dos homens porque são incertos, enganoso é o coração.
Se numa estrada você olhar para o lado errado, corre o risco de errar a direção. Não aceite tristeza cegando a sua visão.
Muitas vezes nós e nossos familiares comentemos erros, e, estragos ainda maiores quando tentamos concertar. Então quando tudo estiver errado pare tudo e não continue com o erro, coloque o pé no freio, avalie na direção do Espírito Santo, suas atitudes.
2- Caminhe na Orientação de Deus ( vv.12,13)
Embora para todos, inclusive para Abraão que tinha uma visão espiritual, tudo estava errado, Deus por sua misericórdia queria concertar. Aos olhos humanos não havia solução, mas para Deus "não haverá impossíveis em todas as suas promessas (Lucas 1:37).
Sara estava cega por rancor e vingança. Abraão estava cego de dó e remorso. Agar cegou-se de tristeza. Mas Deus estava vendo tudo.
Em momentos dificuldades não devemos precipitar em decisões porque nossas mentes se bloqueia e não consegue raciocinar corretamente.
A solução de Agar foi de clamar a Deus. Ela "levantou a voz e chorou e Deus ouviu" (v.16). Com isso aprendemos que precisamos chorar não diante dos homens mas sim diante de Deus. Se você não tiver uma saída, comece a buscar a visão de Deus orando e Ele se revelará a você.
Deus surpreendeu a Agar enviando um anjo para lhe falar palavras de consolo e fortaleza prometendo para seu filho (v.17-18). Nos momentos mais difíceis de nossas vidas a presença de Deus se torna ainda mais sensível a nosso favor.
3- Abra os Olhos Espirituais e Veja o Impossível ( v.19)
Se Deus tivesse feito nascer ali um poço de água a Bíblia revelaria, mas creio que o poço já estava ali, mas Agar de tão angustiada não conseguiu ver. Ela se levantou, bebeu água, refrigerou seu corpo e alma, pegou água, pegou seu filho esmorecido pela secura do deserto e lhe deu água.
Quando Agar olhou ao redor e viu direito com mais clareza, aquele local não era bem um deserto, havia água, e ter água no deserto representa ser rico. Agar ficou rica! Ela construiu uma casa, cuidou do poço de água que seria um atrativo para os viajantes, treinou seu filho para ser flecheiro e defender a propriedade (v.20).
De agora em diante ela era conhecida como a senhora Agar, uma mulher respeitada e as pessoas diriam, aquele poço ali é da senhora Agar e olha, o filho dela é flecheiro, em. E todos a respeitariam.
Agar mandou vir uma moça de sua terra Egito, para se casar com seu filho Ismael (v.21) e ele constituiu família. Agar conseguiu reconstruir o seu lar. A promessa de Deus se cumpriu.
Conclusão: Não deixe a sua família desmoronar. (V.18). Agar se ergueu e levantou o seu filho. Quem você precisa levantar em sua família? O esposo precisa se erguer e levantar a sua esposa e um ao outro bem como aos seus filhos. A família precisa estar em pé na presença de Deus.
Muitos casamentos se desmoronam porque o homem ou a mulher não vigiam. São cegados por qualquer situação inesperada. Os pais precisam estar de olhos abertos para edificar seus filhos na presença de Deus. Não conduza seus sonhos familiares pelo o que as pessoas dizem e sim pelo que Deus diz.
Você tem visto o futuro da sua família pela visão do homem ou pela visão de Deus?
Deixe Deus abrir seus olhos para levantar a sua família.
CBE.............................................................28/06/2020.
Pergunta: De acordo com a Ministração do nosso Apóstolo, Agar estava tão triste e angustiada que não conseguia ver nada de bom ao seu redor. O que Agar fez para reverter o quadro em que ela se encontrava?
Resposta: Ela buscou em Deus a resposta: "levantou a voz e chorou, e Deus ouviu" ( v.16
Pergunta: De acordo com a Ministração do nosso Apóstolo, o que aprendemos com a atitude de Agar, quando as dificuldades estiverem diante de nós?
Resposta: Aprendemos que precisamos chorar não diante dos homens, mas sim, diante de Deus. Se não temos uma saída, devemos buscar a Visão de Deus orando e Ele se revelará a nós.
Pergunta: O que mais esta mensagem do nosso Apóstolo falou ao seu coração?