10/05/2020
A Oração de Uma Mãe Ambiciosa
Mateus 20:20-28
Introdução: Muitas pessoas se ajuntaram aos outros dez Apóstolos numa atitude de hostilidade para com Salomé, a mãe de João e Tiago, por causa da sua consideração preferencial pelos seus filhos. É importante notar que, no momento do ocorrido, Jesus não a criticou nem a condenou, antes, ele a corrigiu.
Vamos olhar para essa mãe marcante, de dois homens que serviam a seu Senhor e a sua geração para serem famosos pelos séculos seguintes. Devemos nos lembrar que ela não era divina, ela era imperfeita como qualquer outra mãe. Porém, deve existir alguma coisa diferente a respeito dela. Os seus filhos estavam no primeiro grupo a ser convocado por Jesus para segui-lo. Aqui encontramos uma referência direta a Salomé, a mãe de dois discípulos de Jesus.
Existe algumas tradições que indicam que Salomé era irmã de Maria, mãe de Jesus. Se isso é verdade, então João e Tiago eram primos de Jesus pelo lado materno. Todavia, isso não passa de conjectura.
1.Salomé Era Uma Mãe De Grande Fé
Salomé tinha uma grande fé em Jesus Cristo, senão ela não teria feito seu pedido por um tratamento preferencial com relação aos seus filhos. É possível que sua fé tenha surgido das expectativas religiosas, que eram muito comuns na época, algo que predominava na mente do povo Judeu. Mesmo que isso tenha sido verdade, não tira o mérito de sua fé, mas confirma que ela tinha uma fé voltada para a pessoa de Jesus Cristo.
Por outro lado, Salomé, provavelmente, confiava na habilidade e na fidelidade de seus filhos. Ela tinha uma alta expectativa a respeito deles. Ela acreditava que eles eram capazes e podiam transmitir confiança. As mães de nossos dias precisam ter mais confiança na potencialidade de seus filhos.
II. Salomé Era Uma Mãe De Forte Devoção
Salomé teve um grande amor por Jesus Cristo quando o episódio de sua condenação, o que culminou na sua crucificação: “Também estavam ali, olhando de longe, muitas mulheres que tinham seguido Jesus desde a Galiléia para o servir; entre as quais se achavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu”. ( Mt.27:55-56). Também sua grande fé em Jesus Cristo pode ser vista quando esteve no túmulo, nas primeiras horas do primeiro dia ( Mc.16:1)
Salomé tinha um grande amor pelos seus filhos. E por isso ninguém pode criticá-la. Pelo contrário, ela merece o nosso respeito. Era uma mãe que buscava construir algo de bom para os filhos. Ela buscava o melhor para ambos.
III. Salomé Era Uma Mulher De Forte Ambição Espiritual
Salomé, provavelmente, tinha aprendido muito de Jesus para chegar ao ponto de fazer aquele pedido, estranho para muitos. A nossa ambição pelas nossas crianças não é pecado; em algumas circunstâncias pode ser a resposta sim ou não; Deus dará aquilo que convém a cada um.
Se Salomé estivesse pensando somente na posição que seria ocupada pelos seus filhos, pelo prestígio que essa daria, certamente seu desejo seria egoísta. Mas, por outro lado talvez ela quisesse que os seus filhos estivessem sempre perto de Jesus, certamente que ela queria, com toda sinceridade, que eles estivessem à disposição do mestre e, consequentemente, envolvidos no Ministério de Anúncio do Reino de Deus.
Jesus continua explicando o que alguém deve ser e fazer para se tornar grande no Reino de Deus ( Mt. 20:26-28). Todos poderiam concordar que João e Tiago preenchiam essas condições.
Há uma grande possibilidade de que Salomé tenha exercido uma grande influência sobre seus filhos com o seu pedido. Possivelmente Salomé ajudou-os a serem servos de Jesus; o que eles realmente foram.
Tiago veio a ser o primeiro dos Apóstolos a experimentar a morte como mártir ( At.12:1-2). Evidentemente Tiago aprendera a lição de humildade, a ponto de morrer por causa do nome de Jesus.
João ficou conhecido como o “Apóstolo do amor”. Ele foi o Apóstolo que Jesus confiou o cuidado de sua mãe, quando ainda estava na Cruz ( Jo.19:25-27). Segundo a tradição, João continuou até a última década do primeiro século a exercer seu Ministério na Ásia Menor. Continuou falando e, sobretudo, vivendo sobre o amor.
Por detrás desses dois filhos significativos, nós precisamos reconhecer uma mãe ambiciosa; que lutava pelos seus filhos. Da mesma forma as mães de hoje deve ser ambiciosas pela conversão dos seus filhos, pelo desenvolvimento de suas personalidades etc.
Conclusão: No dia das Mães todas as presentes devem buscar fazer o melhor para si mesmas e para seus filhos. Deus as tem abençoado com filhos, maridos, portanto, as mães devem pedir a Ele mais sabedoria, mais fé, mais segurança, mais força e direção do Espírito Santo, para que os seus lares sejam abençoados.
CBE.............................................10/05/2020.
Pergunta: De acordo com a Ministração do nosso Apóstolo , quando Salomé fez o pedido, Jesus não a criticou e nem condenou; o que Ele fez?
Resposta: Jesus a corrigiu.
Pergunta: De acordo com a Ministração do nosso Apóstolo o que Salomé buscava construir para os seus filhos?
Resposta: Ela buscava construir algo de bom para seus filhos, buscava o melhor para seus filhos.
Pergunta: O que você entende do que seria bom e melhor que Salomé buscava para seus filhos?
Resposta: Seria que seus filhos andassem com Jesus e servindo o Reino de Deus.
Pergunta: De acordo com a Ministração do nosso Apóstolo, há a possibilidade de Salomé ter exercido uma grande influência sobre os seus filhos; Que tipo de influência?
Resposta: Influenciou a serem servos do Senhor Jesus. O que realmente eles foram.
Pergunta: O que mais lhe chamou a atenção na Ministração do nosso Apóstolo?