04/05/2019
A Família e os Desafios da Era Contemporânea
Gênesis 35:2-3
Introdução : Li um artigo em uma revista que dizia que o historiador Carle Zimmmerman ( sociólogo Americano), em seu Livro “Família e Civilização” ( 1947) publicou suas profundas observações sobre a relação existente entre a desintegração de várias culturas, paralelamente o declínio da vida familiar das mesmas. Oito características específicas no comportamento doméstico determinam a queda de cada cultura por ele estudada:
Parece-nos que Zimmerman publicou suas profundas observações sobre a família não em 1947, mas na década de 2021.
A família não vai bem.
Compreendo que o principal causador dessa situação é satanás, o inimigo que declarou guerra a células familiares. Meus queridos irmãos, se vocês têm alguma dúvida sobre isso, observe os dados abaixo:
1. Até o final deste se século um, em cada dois casamentos, terminará em divórcio.
2. Numa noite, mais de dois milhões de meninas se prostituem para sustentar alguma criança fora do casamento, ou algum vício.
3. Mais de 50% dos adolescentes e jovens brasileiros evangélicos são sexualmente ativos.
4. 89% dos jovens brasileiros, em geral, se casarão não sendo mais virgens ( de acordo com uma pesquisa da Revista veja 1994).
5. 5.000,000 ( cinco milhões ) de abortos são praticados anualmente, dos quais, a grande maioria é feita clandestinamente, segundo reportagem de capa do Jornal do Brasil.
6. Uma criança que assista duas horas de televisão por dia, até atingir a maioridade terá aproximadamente tomado contato com 15.184 piadas sobre sexo, 96.798 cenas de nudez e mais de 163.000 tiros, além de ter presenciado mais de 130.000 assassinatos.
É uma situação muito caótica. A célula básica da sociedade e da igreja é a família. Se ela não estiver bem, seus relacionamentos, suas idealizações, seus empreendimentos, vida profissional e espiritual, também não estarão.
Precisamos criar meios para tornar a família um núcleo sólido, fundamentado em conceitos profundos, eficazes, bíblicos e menos vulneráveis contra os ardis satânicos.
Deus instituiu a família e ela é importante na existência da sociedade, devemos nela aprender sobre o amor de Deus e de como nos relacionar com outras pessoas.
Observamos alguns pontos que ajudarão as nossas famílias nos desafios da era contemporânea.
O modelo de família que encontramos na Palavra de Deus, é que cada um componente da família deveria procurar suprir a necessidade do outro. Seria a maneira adequada de cuidarmos dos viúvos, órfãos, e carentes não somente as necessidades básicas, mas também as emocionais e sociais. Os asilos, casas para mães solteiras, orfanatos e etc..., têm feito o papel da família por incapacidade ou desinteresse, não assume. Paulo em I Tim. 5:8 condena quando ignoramos as necessidades da nossa própria família.
II. A Família Como Campo de Treinamento
A família é o campo de treinamento onde deveríamos aprender a nos relacionar em cada uma das outras esferas da vida. Este conceito está em I Tm.5:12.
Se temos dificuldades em nossos relacionamentos interpessoais, provavelmente não aprendemos no lar o que deveríamos ter aprendido.
A família tem enfrentado muitas dificuldades como por exemplo:
O corre- corre do dia a dia, a luta pela sobrevivência, a falta de tempo para o diálogo, a adaptação, a exposição constante à tentação, por revistas, out-dorsal, televisão, redes sociais etc... no ambiente de trabalho, roda de amigos; à poluição, o estresse, a violência, tudo isto causa varias sofrimentos a todos os familiares.
b. O Desaparecimento da Família Tradicional
O pai deixando de ser o único supridor do lar e cada vez mais esposa e filhos, até em idade precoce, estão trabalhando para ajudar a suprir as necessidades financeiras. Tal situação, além de muitas outras consequências, acarreta o comprometimento de um relacionamento mais aberto e profundo. ( Falta de tempo é algo sério)
Essas duas mudanças ocasionaram na prática, um “arrastão” de Humanismo ( destronização de Deus e entronização do homem), Secularismo ( negação da existência de Deus) e Materialismo. Tornamo-nos uma sociedade que busca obsessivamente a auto-realização, o Hedonismo ( busca pelo prazer) e a aquisição de bens.
Quantas vezes você já ouviu frases como essa:
Não sinto mais nada por minha esposa ou pelo meu esposo. Vou procurar outra pessoa que me supra emocional e fisicamente!
Se o homem é o centro do seu universo, então se considerará mais importante de tudo. Se o cônjuge deixa de satisfazê-lo, simplesmente o troca por outro! Se a sede material não pode ser suprida com o que recebe, dá um jeito, em detrimento do tempo gasto com a própria família, mas descobre uma forma de adquirir o que deseja.
Quando Deus instituiu a família em Gen. 2 disse: “Não é bom que o homem esteja só”. Ou seja, suas necessidades podem ser parcialmente supridas no contexto familiar. Se ele se fecha, vivendo exclusivamente para seus interesses, acaba se isolando mesmo em meio às multidões.
Podemos nos tornar melhores e mais realizados pelo complemento que recebemos de nossos cônjuges, filhos e pais, etc.
Vejo o problema fundamental da família como a exacerbação do egoísmo, motivado pela realização pessoal, busca dos prazeres e obsessão pelo material. Mesmo que seja na luta pelo simples arroz com feijão, o coração do homem, muitas vezes, funciona da mesma maneira.
Outros problemas da família:
2. Devido o total desconhecimento e ou a um mal-entendido do significado das palavras “respeito” e “Submissão” bíblicos, acrescido ao engano do feminismo, muitas mulheres estão rejeitando a idéia de seguir a liderança dos maridos.
3. A falta de embasamento da geração criada pelas creches, escolinhas, babás, empregadas, etc. resulta em jovens e adolescentes desajustados com carência emocionais e psicológicas.
4. O desconhecimento, por parte dos pais, de como amar os filhos, de como incutir-lhes a auto-estima e disciplina-los de forma bíblica adequada.
5. O problema financeiro do povo.
6. O problema sexual, que se manifesta de duas formas. De um lado, os tabus e preconceitos, sem base bíblica. De outro, vemos as influências perniciosas de uma cultura permissiva promíscua.
7. Casais que não sabem com9 lidar com conflitos e resolver problema. Não sabem se comunicar.
Conclusão: Diante de tamos problemas, que as nossas famílias têm enfrentado, o que podemos fazer para restaurar as nossas famílias? Creio que revendo o nosso conceito sobre o padrão bíblico para as famílias, procurando nos esforçar pedindo a ajuda ao nosso grandioso Deus, pois Ele se preocupa com as nossas famílias. Alcançaremos sem dúvida, felicidade e realização familiar, e chegaremos mais próximos do que nosso Deus estabeleceu na Sua Palavra, para a nossa vida familiar. Que o Senhor Jesus nos abençoe.
CBE....................................................................."..........05/05/2019.
Pergunta: Conforme a Ministração do nosso Apóstolo, quem é a célula básica da sociedade e da igreja?
Resposta: A Família
Pergunta: Conforme a Ministração do nosso Apóstolo, se a família não estiver bem , o que acontece?
Resposta: Seus relacionamentos, suas idealizações, seus empreendimentos, vida profissional e espiritual também não estarão bem.
Pergunta: Conforme a Ministração do nosso Apóstolo, o que ocorreu com as famílias com a mudança , “de uma nação rural para a urbana e o desaparecimento da família tradicional?
Resposta: Surgiram o Humanismo, Secularismo, Materialismo e o Hedonismo.
Pergunta: Conforme a Ministração do Apóstolo, foi citado outros problemas da família: Você pode citar pelo menos dois?
Pergunta: O que mais a Ministração do nosso Apóstolo falou ao seu coração?