19/04/2019
A Mensagem da Ressurreição
Marcos 16:1-20
Introdução: A descoberta científica tem deixado o ser humano perplexo. Tem também desafiado o homem a encontrar novas respostas para seus questionamentos. Uma descoberta que deixou e continua deixando muitas pessoas admiradas foi a descoberta de um sepulcro vazio.
A Páscoa é uma dia cujo nascer do sol é bem-vindo no mundo inteiro. Pelo mundo todo, onde quer que haja uma congregação cristã, as pessoas se reúnem neste dia para ouvir a mensagem da Ressurreição. O que faz esse diz tão diferente? Por que a Páscoa é tão bem-vinda? Porque a Páscoa nos traz à lembrança a mensagem do evangelho. Nestes dias que vivemos de guerra e tensão entre as pessoas e nações, de ódio e preconceito entre as pessoas, poderíamos usar um pouco da mensagem cristã.
Venha, vamos juntos com as mulheres em sua caminhada. Onde iam elas ao amanhecer? O evangelho de Marcos responde: “foram ao sepulcro”(v. 2 ). Estavam a caminho do túmulo de Jesus. Como este caminho é universal! Com tristeza andamos neste caminho, marcado por choro e angústia, uma vereda de lágrimas. As mulheres, nessa manhã, iam ungir o corpo de Jesus. E a última coisa que podiam esperar seria ouvir a Mensagem da Ressurreição de Jesus, dentre os mortos?
II. O Centro da Mensagem
Até aquela primeira Páscoa cristã, as informações referentes a sepulcros nunca eram boas. A morte governava o ser humano. Diziam: “Nascemos para morrer, vivemos para morrer”. A vida de uma pessoa podia ser justa linda e próspera, mas ao final mostrava-se medonha, transitória, fatal. A vida era uma flor que murchava. Era como a grama que seca e o vapor que desaparece. O escritor da Epístola aos Hebreus declara que “aos homens está ordenado morrerem uma só vez” ( Hb.9:27 ). Isso é a sentença do pecado, conhecida de todos. Um dia morreremos. Mas em Jesus o terror da morte foi destruído. Em sua primeira Epístola aos Coríntios o apóstolo Paulo diz: “Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte o teu aguilhão? ( I. Cor. 15:55). Jesus disse em João 11:25: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, mesmo que morra, viverá”.
Por causa da Ressurreição de Jesus podemos responder com confiança e alegria “(...) graças a Deus que nos dá vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” ( I Cor. 15:57 ).
Toda a natureza como que prendeu a respiração para ver quem seria o vitorioso e quem seria o vencido, quem conquistaria e quem seria conquistado. Mas o resultado foi:
Da sepultura saiu!
Com triunfo e glória ressurgiu!
Ressurgiu, vencendo a noite, e com poder,
Pode agora, a todos vida conceder!
Ressurgiu! Ressurgiu!
Aleluia! Aleluia!
III. A Mensagem da Ressurreição é Anunciada
A história da Ressurreição pode ser encontrada em qualquer um dos Evangelhos. Todos eles têm uma história para contar. Os anjos disseram as mulheres: “Mas ide, dizei as seus discípulos (...)”. “E saindo elas, fugiram do sepulcro(...)”. Parece que quase toda a história sobre a ressurreição termina em corrida e pressa. “E partindo elas pressurosamente do sepulcro (...) correram (...)” ( Mt.28:8). Correu (Maria), pois, e foi ter com Simão Pedro (...). Corriam os dois juntos(...)” ( Jo 20:2,4). Estas palavras não são por acidente ou invenção. Aquelas pessoas, simplesmente, não podiam apenas andar; tinham que correr. Esta corrida não parou até que todos soubessem do ocorrido.
Mas que é que a mensagem da Ressurreição diz:
Já se sentiu quando a vida perde o significado? A morte de uma pessoa já lhe roubou a vontade de prosseguir? Então você, como os discípulos, precisa ouvir mais uma vez a mensagem da Ressurreição. João 20:20 diz: “Alegraram-se, pois, os discípulos ao verem o Senhor”. O seu desespero se transformou em alegria. De repente eles não estavam sozinhos. Jesus havia voltado para as suas vidas. Jesus agora era uma presença real e viva para eles. Precisamos descobrir esta verdade a respeito da Ressurreição. A presença de Jesus Vivo é alegria e paz verdadeira a cada dia em nossa vida.
c. Esperança para o Futuro. Na Ressurreição Jesus conquistou a morte. Paulo diz que “o último inimigo a ser destruído é a morte” ( I Cor. 15:26 ). E João viu na sua visão que “a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo” ( Ap. 20:14). Os discípulos estavam contentes, não só porque Jesus havia sobrevivido à morte, mas porque ele a havia derrotado. A morte de Jesus foi uma tragédia transformada em vitória através de sua Ressurreição.
Conclusão: Alguém pode estar pensando: “Eu queria ter este tipo de confiança e certeza. Eu queria ter esta alegria e Paz”. Na verdade, qualquer pessoa pode tê-los. A promessa de Deus é: “Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus”. ( Jo. 1:12).
CBE.................................................................21/04/2019.
Pergunta: Conforme a mensagem Ministrada pelo nosso Apóstolo, que, mesmo em meio às grandes descobertas científicas, o ser humano fica perplexo e admirado com um grande acontecimento que ocorreu a mais de dois mil anos atrás; que acontecimento é esse?
Resposta: O Sepulcro Vazio, ou seja a Ressurreição de Jesus.
Pergunta : De acordo com a Ministração do nosso Apóstolo, porque podemos dizer com confiança e alegria, o que está escrito em I Cor. 15:57 (...graças a Deus que nos dá vitória por por nosso Senhor Jesus Cristo ).
Resposta: Porque Jesus nos concede a Imortalidade, e Jesus venceu a morte.
Pergunta: De acordo com a Ministração do nosso Apóstolo, o que a mensagem da Ressurreição diz?
Resposta: Perdão para o passado, alegria para o presente e esperança para o futuro.
Pergunta: O que mais falou ao seu coração, a Ministração do nosso Apóstolo?