08/03/2019
Separação Jamais
Romanos 8:31-39
Introdução: Qual é de fato a certeza do cristão em Cristo com relação aos cuidados de Deus para com a sua vida? Que garantias temos do cumprimento das promessas inseridas na Bíblia sobre a relação amorosa entre o Deus Eterno e os redimidos pecadores?
Será que de fato nada nos separa do amor de Deus? Qual a prova maior que pode demonstrar o amor de Deus por nós a ponto de não mais nos desamparar, nos deixar solitários no caminho?
Esta convicção deve estar baseada:
Paulo ao escrever à Igreja de Roma, em um momento difícil na vida dos cristãos, perseguidos por aqueles que queriam ver o cristianismo derrotado, procura encoraja-los a permanecerem firmes ante as tribulações presentes.
Lembra-lhes que Deus não poupou a Seu único Filho do martírio, prometendo a Ele o reino dos céus. E logicamente aqueles que cressem nesse sacrifício também reinariam com Cristo. A morte de Jesus e toda a sua dor e a sua ressurreição deve ser a nossa bandeira.
Deus concedeu do mais precioso que possuía para nos mostrar o Seu grande amor.
II. Na Certeza De Que Deus É Quem Nos Justifica ( v.33)
Bárbaras acusações eram levantadas contra os servos de Deus ao longo de toda a História. Naquele contexto, não fora diferente. Porém, não era um advogado qualquer que estava ao lado dos cristãos. O próprio Deus, segundo o Apóstolo Paulo, estava presente para justificar os cristãos. Para dar crédito às suas vidas, independentemente das fraudulentas acusações que eram levantadas.
III. Na Certeza do Seu Amor ( v.39)
Este versículo encerra de forma maravilhosa o Cântico de Vitória que é esta passagem.
Nada pode nos separar do amor de Deus .
Em sua soberania e no seu poder, Deus não permite que algo interfira na concessão do Seu grande amor para com os seus filhos.
Não há profundidade. Não há altura. Não há poder que separe o amor de Deus de nós.
Conclusão : Este é o verdadeiro descanso do cristão. Nada pode nos separar do amor de Deus. A não ser que desejemos. Dependendo do Senhor nosso Deus, nada, nada afasta o Seu amor de nossas vidas. Separação, jamais. Assim dizem as Sagradas Escrituras.
CBE..................................................10/03/2019.
Pergunta: Segundo a Ministração do nosso Apóstolo, onde o cristão deve basear sua certeza que o Senhor jamais o abandonará?
Resposta: Na certeza da vinda de Jesus e seu sacrifício por nós (v. 32), na Certeza de que é Deus quem nos justifica ( v. 33 ) e na Certeza do seu amor (v.39).
Pergunta: De acordo com a Ministração do nosso Apóstolo, qual foi a maior prova do amor de Deus por nós?
Resposta: Dando o seu precioso Filho, para morrer na Cruz do Calvário por nós. ( V.32).
Pergunta: De acordo com a Ministração do nosso Apóstolo, quem pode nos separar desse amor?
Resposta: Somente quem assim desejar. Deus nos deu o livre arbítrio, você pode escolher viver com Deus e para Ele, como você pode escolher se afastar Dele. A nossa vida é feita de escolhas.
Pergunta: O que mais ardeu eu seu coração, na mensagem do nosso Apóstolo?